Copa do Mundo é sinônimo de harmonia, união e paixão. Acredito que isso todos nós sabemos. O que, talvez, a maioria não saiba, é como ela, de fato, interfere em todos os âmbitos de um país, ainda mais um como o nosso que respira futebol.
Entre tantas áreas movimentadas pela maior competição esportiva do planeta, está o mercado audiovisual. Seja a alta demanda de produções com o tema da Copa ou com a baixa demanda por outro tipo de conteúdo, o que fica claro é como o evento interfere diretamente neste setor.
Produtores e diretores de comerciais reconhecem que não há como escapar, restando apenas duas opções: ou sua marca engloba o tema na divulgação ou ela interrompe seus planos por um mês. Direta ou indiretamente, a Copa interfere no planejamento do Marketing e das produtoras.
Não é difícil notar, portanto, que a maioria escolhe o primeiro caminho. Empresas como a Brahma, Vivo, Samsung e etc…, vestiram a camisa verde e amarela em suas propagandas. Investindo em jogadores como garotos-propaganda, as marcas elevaram sua imagem ao utilizarem os craques que se apresentarão para o mundo todo entre as metades de junho e julho.
A Facilidade de se Criar na Copa do Mundo
Engana-se quem acredita que o audiovisual na copa do Mundo se resume apenas na televisão. Ações de marketing que utilizam o tema podem ser encontrados digitalmente, como nas redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter e YouTube englobam todo o tipo de público, assim como a Copa.
O Mc’Donalds, por exemplo, já realizou campanhas audiovisuais para o Instagram Stories e YouTube, fugindo do seu principal alvo que é o público televisivo. Além de um alcance maior, a marca consegue dialogar com um tema factual importante em nossa cultura.
E outro ponto favorável para o Marketing Digital é a facilidade com que sua campanha ou anúncio será exibida. Isso porque ela estará disponível para todos os usuários da internet, que poderão interagir via comentários ou compartilhando o conteúdo. Abrangendo um tema como a Copa do mundo, nunca foi tão importante ter uma produção audiovisual.
A Copa do Mundo é clamor nacional e ficar de fora pode ser um desperdício de publicidade e, principalmente, oportunidade, mesmo que sua marca não esteja ligada ao esporte.