Tudo sobre vídeos corporativos

Tudo sobre vídeos corporativos

Saiba tudo sobre vídeos corporativos

Uma empresa que deseja crescer busca sempre as melhores formas de se atualizar, se reinventar e aproveitar as oportunidades que a tecnologia oferece para alavancar os negócios. Entretanto, com o passar do tempo, várias empresas começam a seguir o mesmo caminho. É nesse momento que surge a dúvida: “como se destacar da concorrência?” Os vídeos corporativos podem ser a solução!

Saiba mais sobre como esse material é capaz de tornar a sua empresa muito mais atrativa e, consequentemente, muito mais lucrativa.

O que são vídeos corporativos?

É comum que surjam dezenas de dúvidas quanto falamos de vídeos corporativos. Muitas pessoas perguntam se eles são a mesma coisa que vídeos publicitários, ou a mesma coisa que vídeos institucionais. Saiba que não! Cada um desses representa um tipo de vídeo com funções distintas, com objetivos e detalhes que fazem muita diferença.

Na publicidade da sua empresa, por exemplo, o vídeo marketing é criado a fim de ter dados mais diretos sobre o produto ou serviço, apresentar o seu valor e mostrar ao cliente a necessidade de adquiri-lo. A mensagem a ser passada precisa reter a atenção do espectador nos primeiros segundos de uma mídia curta, que geralmente varia entre 15 e 30 segundos.

Os vídeos institucionais possuem o maior foco na apresentação da empresa, em contar a trajetória dela, compartilhar a visão e os valores que a empresa carrega.

Já os vídeos corporativos têm o intuito principal de divulgar o trabalho da empresa, mostrar os feitos importantes, demonstrar autoridade, mostrar o potencial dos serviços ou dos produtos. Além de serem criados e apresentados para um público externo, os vídeos corporativos também podem ser exibidos na própria empresa, com o intuito de melhorar o reconhecimento da corporação, aumentar o engajamento e a satisfação dos colaboradores, sócios e parceiros do negócio.

Quais são os principais tipos de vídeos corporativos?

Veja agora quais são os principais tipos de vídeos corporativos que podem ser usados no seu negócio:

1. Vídeos Tutoriais

Os tutoriais são uma tendência que não para de crescer, e eles podem tornar a sua empresa ainda mais conhecida. Esse tipo de conteúdo tem se tornado muito relevante na plataforma do YouTube, e para ter a prova disso basta digitar “tutorial” na barra de pesquisa e ver quantas opções diferentes são apresentadas, com tutoriais sobre praticamente qualquer assunto e situação. Mas, os tutoriais podem ser explorados pela sua empresa para torná-la uma autoridade na internet.

Os tutoriais, geralmente, são simples: ao invés de demonstrar de forma escrita o que deve ser feito, como um manual, as ações são demonstradas passo a passo, em formato de vídeo, o que facilita o entendimento de quem está buscando por esse tipo de conteúdo.

Os tutoriais são, também, uma excelente forma da sua empresa se tornar mais conhecida na internet. Isso porque esse tipo de vídeo ajuda a captar a atenção de quem está buscando sobre “como fazer” algo. Dessa forma, as chances da sua marca ter um ótimo resultado nos meios de busca aumentam significativamente.

2. Webinários

Os webinários (ou webinars) também são uma ótima forma de criar vídeos corporativos e, inclusive, é um estilo que ganha cada vez mais adeptos. Esse é um formato extremamente importante quando o assunto é a autoridade e credibilidade da sua marca. Um webinário traz um especialista para falar sobre um tema que ele domina muito – seja qual for o tema, que, obviamente, deve ter algum tipo de relação com a sua empresa.

Assim como acontece com os tutoriais, os webinários podem ser usados para o público externo e interno da empresa.

No caso do público interno, esse tipo de vídeo pode ser uma ótima maneira de ajudar a comunicação empresarial a ser mais efetiva. Escolha um bom líder para apresentar o conteúdo, para motivar e inspirar as equipes. Essa também é uma boa opção para treinamentos na empresa, para novas ferramentas ou atualizações gerais.

Já no caso do público externo, o webinário apresenta a empresa para o público que ainda não a conhece bem. Dessa forma, esse estilo de mídia gera uma aproximação com o público e desperta interesses. Além disso, o vídeo também pode ser postado no canal do YouTube da empresa e trabalhado nas redes sociais, aumentando o alcance e o conhecimento do público sobre a marca.

Outra vantagem do webinário é que ele é um estilo de vídeo de fácil produção. É preciso apenas ter um computador com webcam, acessos à internet e microfone para que o conteúdo seja gravado. Além disso, é claro, existe a necessidade de um profissional experiente e que esteja confortável em falar sobre o tema. Outra possibilidade é investir em uma plataforma de webinário que tenha um chat, onde seja possível a interação entre público e tutor em tempo real.

3. Vídeos institucionais

É claro que a sua empresa também pode investir nos vídeos institucionais para se promover – interna e externamente. Ao utilizar esse formato de mídia, é possível usar o feedback de pessoas relevantes, de acordo com o intuito do material. Dessa forma, pode coletar dados sobre os colaboradores, sobre o dono da instituição, clientes, parceiros e afins.

Os vídeos institucionais para o público interno podem ser importantes para que os colaboradores da empresa conheçam mais detalhes sobre ela e sintam-se ainda mais conectados com a instituição para a qual trabalham. Quando se trata do público externo, o vídeo institucional pode ser o empurrãozinho que falta para que os espectadores se tornem clientes. O conteúdo pode ser disponibilizado no site da empresa.

A importância de vídeos corporativos para a sua empresa

De acordo com pesquisas, cerca de 65% das buscas feitas no Google apresentam vídeos. Esse dado mostra que o potencial dos vídeos corporativos é cada vez maior, afinal, nunca antes na história esse tipo de mídia foi tão consumida como agora.

Além de apresentar um ótimo ranqueamento para buscas orgânicas e divulgar o trabalho da empresa, expor serviços e produtos, demonstrar a satisfação do público e continuar satisfazendo os consumidores, o vídeo estabelece um canal direto de comunicação, o que torna a marca acessível e cada vez mais humanizada.

Os vídeos corporativos podem agregar valor, transmitir credibilidade e também divulgar novidades sobre a empresa. Você pode perceber que existem inúmeros motivos para investir nessa estratégia.

Outra grande vantagem desse material para a sua empresa é a facilidade de entendimento do conteúdo, mesmo diante de temas que seriam mais densos e complexos se fossem transmitidos em outro formato. O vídeo apresenta uma linguagem muito mais visual, clara e objetiva. Não podemos nos esquecer de dizer que eles proporcionam ótimos resultados na geração de leads, trabalhando a persuasão para vendas e alcançando um público cada vez maior.

Até a comunicação interna da empresa se beneficia com esse tipo de estratégia, levando em consideração que cerca de 75% dos colaboradores estão muito mais dispostos a assistir um vídeo do que ler artigos e apostilas, de acordo com um estudo feito pela Forrester Research.

Se falarmos das redes sociais, essa importância ganha uma dimensão surreal. No YouTube, por exemplo, mais de um bilhão de horas de vídeo são assistidas diariamente, com mais de 105 milhões de usuários mensais, provando mais uma vez que esse estilo de conteúdo pode trazer um retorno muito positivo para qualquer empresa e potencializar as estratégias de comunicação em diversos canais. No Instagram, não é diferente, o formato de vídeo já ultrapassou as tradicionais imagens.

Com todas essas informações, temos certeza que você já compreendeu que os vídeos corporativos podem alavancar a sua empresa e levá-la a lugares que antes não eram possíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *