Filme Publicitário

Filme Publicitário

Você sabe o que é um filme publicitário e como ele é produzido? Tudo começa com o desejo de uma empresa em anunciar alguns dos seus produtos ou serviços, criar uma publicidade da marca, traçando os objetivos que deseja alcançar com o anúncio. No decorrer das gravações, os profissionais que estão representando os consumidores podem participar, quando for necessário, orientando a produção sobre a forma correta de usar o produto ou contrata o serviço, por exemplo.

Para essa produção, o Redator e o Diretor de Arte ficam responsáveis pela criação do filme. Esses profissionais assimilam todos os dados, que foram passados detalhadamente e trabalham em conjunto para que o anúncio seja feito da melhor forma possível. A partir disso, a criatividade e inspiração são fatores fundamentais para desenvolver uma ideia diferenciada e atraente para o filme publicitário, cumprindo os objetivos do briefing.

Após a aprovação do roteiro, tanto o Redator quando o Diretor de Arte acompanham os próximos passos do filme publicitário, tornando a realidade muito fiel à expectativa.

Quanto custa um filme publicitário?

Algo muito importante a se falar sobre quanto custa um filme publicitário é que não pode existir um valor padronizado. Isso porque cada produção envolve particularidades, portanto, desconfie de uma produtora que tenha valor fixo para produzir o seu vídeo publicitário ou que informe o valor antes de questionar diversos detalhes sobre a produção do trabalho.

 

Quando isso acontece, a produção também se torna totalmente padronizada, sem considerar as individualidades da sua empresa, dos seus objetivos, tornando o material nada atraente e extremamente comum.

 

Os valores tabelados demonstram que a execução do projeto também será muito limitada. A ideia central de um filme publicitário é diferenciar a empresa anunciada, gerando uma profunda conexão com o público-alvo, e isso só pode ser realizado quando tanto a empresa contratante do anúncio quanto o cliente final são extremamente estudados, analisados antes da produção, captando os valores, essenciais, dores e desejos.

 

É claro que as produtoras de vídeo possuem uma margem de valores com os quais trabalham, mas, se você pedir um orçamento e receber imediatamente um preço, pense bem!

Tudo depende!

Se você está buscando, por exemplo, o orçamento de uma produtora de vídeo em São Paulo, precisa saber que ele pode variar muito. Portanto, uma produtora responsável precisa entender as necessidades do cliente e considerar as variáveis dos custos da produção, antes de entregar o orçamento.

 

As variáveis são essas:

 

  • O tipo de vídeo que será feito: é preciso saber se será um vídeo publicitário, institucional, de treinamento, explicativo… Também é necessário saber se será para um evento específico.
  • Onde o filme publicitário será veiculado. Será nas redes sociais? Na TV? Em alguma plataforma específica? Cada local de veiculação tem a própria linguagem e tempo.
  • As filmagens serão realizadas em um único local ou com diversos cenários diferentes? Em apenas um dia ou durante vários? As imagens serão comuns, ou áreas?
  • Também é preciso saber se a empresa já possui um roteiro pronto para o vídeo ou se ela precisa que a produtora realize a roteirização.
  • Outras informações necessárias: quantos modelos serão necessários para a gravação e qual o estilo de edição desejado.

 

Esses são alguns dos diversos pontos que interferem no trabalho da produtora. Justamente por tantas especificações que cada produção é totalmente exclusiva, e, obviamente, todos esses detalhes compõem os custos de fazer um filme publicitário.

Como fazer um roteiro para um filme publicitário?

Muitas pessoas também se perguntam como é feito o roteiro de um filme publicitário. Para começar, tudo se inicia a partir de uma ideia. A intenção de criação de um filme publicitário gera uma ideia exclusiva para ele, requerendo uma atenção especial.

 

Para criar o roteiro de um filme publicitário é preciso pesquisar muito bem sobre o assunto que será falado, alimentando-se de muito conteúdo rico e preciso sobre o assunto. Vale a pena ver o que os concorrentes do cliente estão fazendo sob esse aspecto, não para copiar, mas sim para se diferenciar do que já foi criado.

 

Quando o profissional Redator já sabe o que escrever, não basta colocar alguém para sentar em frente às câmeras e começar a falar. De início, é preciso ter em mente quais são as metas que aquele anúncio deve alcançar, qual linguagem ele deve seguir, com qual público ele está falando.

Organizando os dados

A segunda parte de produção de um roteiro envolve a organização das informações por categorias. Também é muito importante manter as referências e não ter medo de pensar fora da caixa. Além disso, também existe a preocupação com a formatação do roteiro e com a revisão final

Como fazer um filme para o cinema?

Tanto um filme publicitário quanto um filme para o cinema possuem detalhes em comum, como a necessidade do planejamento.

 

O planejamento é uma palavra-chave para qualquer produção audiovisual bem feita. Antes de tudo, é preciso planejar o que será necessário para formar uma base sólida antes de qualquer filmagem.

 

O Storyboard também é necessário para os dois tipos de produção. Ele faz parte do planejamento. Nesse caso, é preciso colocar todas as falas em ordem, descrever cenas, que são separadas por temas e sequenciadas.

As vantagens de ter uma produtora audiovisual ao seu lado para qualquer produção audiovisual

Seja para a criação de um filme publicitário, de um vídeo institucional, de um filme para o cinema ou qualquer material similar, ter uma produtora ao seu lado pode ser extremamente vantajoso e facilitador.

 

Uma produtora de vídeo profissional une o conhecimento, a excelência, a criatividade e a experiência em suas produções. Além disso, ele realizará um estudo minucioso sobre a história da empresa, o público que deve ser atingido, o mercado onde ela atua, transformando as informações em um material excelente para uma divulgação que atinja todos os objetivos desejados.

 

Se você deseja ter um vídeo institucional totalmente personalizado, que chame a atenção do público e não saia da cabeça das pessoas, que potencialize o seu trabalho e agregue ainda mais valor a tudo o que você faz, clique aqui e entre em contato conosco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *