A internet é um excelente meio de compartilhar informações e promover o seu negócio de forma inteligente. Porém, o fluxo tão intenso de dados exige a diferenciação da sua empresa, com conteúdos realmente úteis, que atraiam a atenção do seu público-alvo, que se torna cada vez mais seletivo. Quando falamos de vídeos animados para a sua empresa, também precisamos deixar claro que eles devem ser muito atrativos (o que não é difícil de acontecer).
Os vídeos animados são uma ferramenta que se destaca nesse cenário, já que é comprovado que os espectadores e potenciais clientes se interessam mais por vídeos do que por artigos longos. Uma pesquisa comprovou que o público brasileiro gasta mais de 39 horas semanalmente assistindo vídeos na internet. Isso acontece porque, através de vídeos as informações são compartilhadas de forma mais rápida e assertiva. Por que não usar essa realidade para promover a sua marca?
Vídeos animados
Através de ilustrações e imagens gráficas, os vídeos animados são feitos para criar uma história de maneira lúdica e dinâmica. O objetivo é que os argumentos usados no vídeo sejam transmitidos sem aquela sensação de fadiga, principalmente quando o assunto é mais complexo.
Para empresas, a grande importância de um vídeo animado é que o público tende a prestar mais atenção no conteúdo quando há sons, cores bem combinadas e um bom roteiro, muito mais do que uma apostila cheia de informações mais sérias e gráficos difíceis.
Diferenças entre vídeos animados e motion graphics
O Motion Graphics é uma técnica que se tornou mais popular há pouco tempo, totalmente ligada com o design gráfico e o vídeo design. É algo muito buscado por clientes e também por empresas atualmente.
Como o nome já diz, os gráficos em movimento são uma espécie de animação com foco na utilização de elementos abstratos, tipografia personalizada e cores que demonstram informações ou constroem uma identidade visual efetiva e de fácil percepção.
O Motion Graphics começou apenas como um suporte ao vídeo, nas vinhetas, séries, comerciais de TV e filmes. Atualmente, é uma especialização própria, usada para a criação de conteúdos ricos dentro de estratégias de marketing de conteúdo para empresas. Não demorou para que várias marcas percebessem que as técnicas do cinema serviam para todos os tipos de imagem que se movessem, sejam filmadas ou desenhadas.
Os vídeos animados seguem a mesma teoria: são uma continuação de desenhos transmitidos em uma velocidade tão grande que nossos olhos absorvem apenas o movimento. Para que a animação funcione, é preciso que se apresente pelo menos 12 quadros por segundo, o que é muita coisa no final!
Trabalhar com animações antigamente era algo muito mais complexo, por isso o mercado era muito mais reduzido, contando apenas com grandes empresas de entretenimento ou de propaganda.
Os softwares atuais permitem o uso das técnicas digitais que tornam o setor muito mais conhecido. Os vídeo animados são usados atualmente para chamar atenção do público, elaborar imagens que seriam impossíveis de serem filmadas e utilizar a técnica de storytelling em serviços, produtos e conteúdos que fazem parte de uma estratégia de marketing.
Há diversas maneiras de criar esses vídeos: através de animações 2D tradicionais, 3D, stop motion, motion tween e etc. Normalmente, cada profissional se torna especialista em uma dessas técnicas, já que os projetos precisam estabelecer previamente qual a técnica correta para atingir o resultado esperado.
Como fazer vídeos animados para a sua empresa
Se a sua empresa tem o objetivo de se comunicar bem com o público, ela precisa se adequar a linguagem dele e, principalmente, criar um conteúdo que torne o negócio mais interessante, mostrando ao público-alvo que a sua empresa soluciona problemas que os espectadores possuem.
Os vídeos animados são ótimas ferramentas para atingir esse objetivo, já que através deles é possível demonstrar de forma simples dados que seriam mais sérios, mostrando um pouco do seu serviço ou do seu produto de forma mais atrativa, gerando identificação e engajamento.
Entenda porque vídeos animados retém seu público
A memória humana possui uma capacidade incrível de absorver informações e, para muitas pessoas, a aprendizagem funciona melhor através de elementos visuais e auditivos. Isso é um fato científico! Pesquisas apontam que qualquer conteúdo pode ser melhor absorvido quando esses elementos fazem parte do material.
Geralmente, um vídeo animado exibe exemplos de situações reais de forma simples e de fácil entendimento, e quando vemos algo similar a algo que já vivemos, temos a tendência de nos identificarmos ainda mais. É provável que o seu público se lembre rapidamente das soluções que você apresentou no vídeo, e guarde todos os dados na memória.
Por isso, os vídeos animados podem ser uma excelente estratégia para gerar identificação, transmitir informações dos seus serviços ou produtos de forma animada e fazer com que as pessoas memorizem detalhes sobre o que você vende, seja um produto, um serviço ou uma ideia.
Agora que você já conseguiu compreender quais são os benefícios que vídeos animados proporcionam para empresas, que tal criar um? Um vídeo animado para uma ação de marketing digital é uma grande oportunidade de investimento e pode gerar muito retorno para a sua empresa.