Como fazer um Documentário

Como fazer um Documentário

Qual foi o primeiro documentário que você assistiu? Os documentários são produções artísticas, geralmente são filmes não-fictícios, reconhecidos pelo compromisso em explorar e apresentar a realidade de vida de alguém. Isso não indica que esse tipo de filme represente a realidade 100%, mas geralmente possui a intenção de ser muito fiel aos acontecimentos.

O que é um documentário?

Um documentário é um gênero cinematográfico com o intuito de apresentar uma versão e visão de uma realidade através da tela. Esse gênero usa arquivos, depoimentos de pessoas importantes e envolvidas na história, imagens e outros recursos para montar uma apresentação de algo que realmente aconteceu.

 

Apesar de possuir um roteiro, o documentário não é algo inventado ou planejado do zero, mas sim construído etapa por etapa, de forma criativa, parcial à realidade.

História dos documentários

Assim como nasceu a fotografia, o cinema surgiu como uma revelação. Antes, as pessoas não tinham acesso a imagens que fossem tão fiéis aos momentos, assim como não tinham vivenciado recursos que transmitisse uma sensação tão realista.

 

Os filmes possuem essa capacidade, unir ciência e entretenimento, de proporcionar conhecimento e emoção. Tudo isso começou entre os anos de 1895 e 1906, no cinema primitivo.

Os Irmãos Lumière (Auguste e Louis) criavam pequenos documentários, filmando apenas o que era mais importante no momento. A maioria de suas produções estavam relacionadas com a divulgação do equipamento usado por eles, o cinematógrafo.

O cinematógrafo consistia em uma máquina de filmar e projetor de cinema, simultaneamente. A primeira sala de cinema onde os irmãos Lumière fizeram sua primeira apresentação aconteceu em 1985, quando foram exibidas imagens em movimento chamadas de Éden, que existem até os dias atuais.

O jeito de fazer cinema evoluiu muito ao longo dos anos, principalmente pelos avanços tecnológicos, que permitem cada vez mais um retrato cinematográfico fiel à realidade e extremamente cativante e emocionante para todos os gêneros, inclusive, para os documentários.

 

 

 

Qual é a estrutura e como se produz um documentário?

A produção de um documentário é feita de fases que envolvem algumas ações antes, durante e depois das filmagens. Confira:

 

  1. Antes das filmagens é preciso definir o tema que será abordado, compreender quem será o público-alvo, pesquisar sobre o assunto, criar um pré-roteiro, montar as cenas, usar os roteiros e relatos colhidos. Além disso, é preciso criar contratos e declarações para a concessão de imagens e direitos.
  2. No decorrer das filmagens é necessário: gravar as cenas nos locais que foram definidos no pré-roteiro, gravar as entrevistas, gravar depoimentos, além de verificar se as filmagens correspondem com o pré-roteiro e finalizar as gravações.
  3. E após a finalização das filmagens é necessário editar as gravações, colocar as imagens citadas no roteiro, conferir a sequência das gravações e fazer a verificação final.

 

Esse é um longo processo, que conta com muitas pessoas, e quando ele termina ainda é preciso publicar e divulgar o trabalho.

Quais são os melhores documentários?

De acordo com pesquisas da página AdoroCinema, os 7 documentários melhores avaliados atualmente são:

Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão

Conta a história do ídolo brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna. Mostra a trajetória de Ayrton, desde a ascensão até sua morte em 1994.

O Sal da Terra

Documentário que apresenta, de forma resumida, um pouco da vida do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, apresentando seu projeto chamado “Gênesis”, uma expedição em que ele registrou civilizações e locais do planeta que não eram explorados.

Amy

O filme conta a vida da cantora Amy Winehouse, um pouco de sua vida pessoal e carreira, o sucesso do álbum “Back to Black” e seus problemas com álcool e drogas.

Cássia Eller

Documentário de Cássia Eller, que mostra um pouco da sua vida pessoal como mãe e mulher, os obstáculos da sua trajetória, o sucesso e sua precoce morte.

Charlie: A vida e a Arte de Charles Chaplin

Filme narrado por Sydney Pollack, que apresenta fatos da vida do ator, produtor e diretor Charles Chaplin, da infância até o falecimento. Contém imagens raras de arquivos pessoais, comentários de familiares, entrevistas com celebridades e amigos.

A 13ª Emenda

Um dos documentários mais assistidos da Netflix, que coloca em pauta a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos, que diz: “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito à jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo com  punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado” – e o impacto da emenda na vida de afro-americanos.

Hare Krishna! O Mantra, o Movimento e o Swami que começou tudo

Documentário sobre o movimento espírita Hare Krishna, fundado por Srila Prabhupada. Conta um pouco sobre o movimento hippie e os aspectos da vida de Srila, que chegou aos EUA com 70 anos, sem dinheiro ou contatos, e começou a palestrar interpretando sânscritos indianos antigos.

Outros filmes que entram na lista de melhores documentários do mundo, são:

 

1) La Casa de Papel: El Fenómeno (2020);

2) Nosso Planeta (2019);

3) Apenas Cães (2018);

4) Indústria Americana (2018);

5) Democracia em Vertigem (2019);

6) Privacidade Hackeada.;

7) Fyre: The Greatest Party That Never Happened.;

8) AmarElo – é Tudo Pra Ontem.;

Segundo as avaliações e recomendações, os melhores documentários disponíveis na Netflix atualmente são:

 

  1. David Attenborough e Nosso Planeta – Nota 9,1.
  2. Professor Polvo – Nota 8,4.
  3. As Três Mortes de Marisela – Nota 8,4.
  4. Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom – Nota 8,4.
  5. Revelação – Nota 8,3.
  6. A 13ª Emenda – Nota 8,3.
  7. Dança dos Pássaros – Nota 8,3.
  8. Cuba e o Cameraman – Nota 8,3.

Como produzir bons documentários?

Pesquisa e esboço

 

Para começar, bons documentários exigem boas pesquisas. Em tese, como já dito, um documentário não possui um roteiro de falas, nem pontos de viradas extremamente impactantes como os filmes de total ficção. Portanto, apenas através da pesquisa é que se torna possível observar quais são os plots da história, assim como construir uma narrativa em torno do assunto, além de estruturar a história para ser contada da forma certa.

 

Jornais, revistas, filmes e outros documentários podem ser boas fontes para começar uma pesquisa minuciosa.

 

Quanto mais apurada a busca, melhor será o documentário.

Também é importante criar um esboço do projeto, com o propósito de direcionar as gravações para que elas cumpram os objetivos estabelecidos para a história, ainda que surpresas surjam no meio do caminho.

O esboço possibilita a pré-visualização de informações em detalhes, ajudando a definir o que será realmente gravado.

Histórias e sons

Alguns produtores que estão por trás de um documentário pela primeira vez podem acabar caindo em fatos rasos que, no fim das contas, não favorecem o filme. Ainda que o documentário seja de curta-metragem, é importante encontrar histórias profundas.

 

Boas histórias surgem de dados que não estão na superfície do assunto, e que, quando vem à tona, funcionam como um impulso para criar grandes obras. A investigação dos detalhes é algo que pode transformar um documentário em algo de grande nível e valor.

 

O som também encontra um local de destaque dentro dos documentários. Um filme que tem o propósito de retratar a rotina de um povo em meio à guerra, por exemplo, pode ganhar um impacto ainda maior justamente devido aos sons de tiros, bombas, choros e afins, evidenciando as situações reais e tornando a mensagem muito mais efetiva.

Produtoras audiovisuais

 

Como você pôde perceber, os documentários exigem muita pesquisa, captação de depoimentos e entrevistas importantes, busca por arquivos pessoais e raros, muito profissionalismo e até mesmo burocracias, como autorizações, licenças e contratos.

 

Justamente pela dificuldade em criar um documentário é que se faz necessário o auxílio de uma produtora profissional.

 

A Brazuca, por exemplo, presta esse tipo de serviço e acredita que todas as etapas são fundamentais para a criação e apresentação de um bom documentário, seja ele pessoal ou corporativo.

Fale conosco para saber mais sobre o tipo de documentário que você deseja e precisa.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *