Quando trabalhamos com qualquer tipo de conteúdo visual, a psicologia das cores é essencial para alcançar os objetivos desejados com o público. Todos nós somos influenciados pelas cores, mas nem sempre percebemos e mais do que isso: nem sempre sabemos usá-las ao nosso favor. Agora, você entenderá o que é a psicologia das cores e como ela pode funcionar com os seus vídeos.
O que é a psicologia das cores?
O uso das cores é muito explorado em vários setores, entre eles, o audiovisual e o marketing. As cores possuem grandes efeitos subconscientes, e cada uma delas desperta uma sensação diferente, que pode ser usada para encantar o seu público.
Por exemplo, o vermelho, caso você ainda não tenha percebido, é uma cor muito predominante nas redes de fast-food, entre elas, o McDonald ‘s. Entre os diversos efeitos psicológicos causados por essa cor, a fome é um deles. Justamente por isso é uma cor tão comum no ramo alimentício. Outros exemplos são: Pizza Hut, Bob ‘s, Habib’ s, KFC, Burger King, entre outras marcas famosas.
Entre as principais emoções causadas pelas cores, estão:
- PRETO: sofisticação, formalidade, mistério;
- BRANCO: paz, limpeza, esterilidade;
- VERMELHO: paixão, fome, raiva;
- VERDE: saúde, renovação, fertilidade;
- AZUL: tranquilidade, segurança, depressão;
- AMARELO: alegria, otimismo, esperança;
- ROXO: sabedoria, realeza, intimidade;
- ROSA: inocência, romantismo, feminilidade.
A importância da psicologia das cores junto à produção audiovisual
O que você quer conquistar através do seu vídeo? Aliás, quais são as emoções que você deseja despertar no seu público? Definir isso é o primeiro passo para saber quais cores devem ser aplicadas no seu vídeo. O papel da psicologia das cores é ser um meio para impactar a sua audiência utilizando o subconsciente.
Além de alinhar as cores que serão usadas com o intuito do seu vídeo, também é preciso manter a harmonia como tema que ele apresenta. Por exemplo, não é coerente usar muito a cor amarela (que possui associação com otimismo e alegria) para um assunto mais sóbrio. Nessa situação, a cor azul seria mais interessante, pelo efeito depressivo. Além disso, as cores precisam estar alinhadas com a identidade visual da empresa, sem entrar em conflito.
Confira alguns exemplos de psicologia das cores
Outros exemplos de cores e como elas atuam psicologicamente são:
O canal Nickelodeon, que usa a cor laranja. Essa cor é vibrante e pode levar a alguma ação com senso de urgência. É muito usada em banners de ofertas, botões de conversões e também em produtos infantis, por remeter à diversão e competição.
As empresas O Boticário e Unimed Saúde, que usam a cor verde. A cor naturalmente remete à natureza e ao meio ambiente. Por isso, empresas que querem passar uma informação de respeito com a natureza e sustentabilidade nos cosméticos podem usá-la. Mas, ela também pode provocar outras sensações, como harmonia, saúde e equilíbrio, por isso é usada em empresas de planos de saúde, spas ou hospitais.
Já a cor azul é muito usada em redes sociais e no marketing, por passar informações como confiança, calma e serenidade, alguns exemplos disso são Facebook e LinkedIn. Empresas de tecnologia como IBM e HP também usam o azul para passar a ideia de que o produto é realmente confiável.
A cor rosa varia de acordo com a sua tonalidade. Os tons mais rosados indicam delicadeza, romantismo, inocência e até feminilidade. Geralmente, a cor é usada em ações por causas femininas, empresas de maquiagem e cosméticos, eventos femininos e produtos infantis dedicados à meninas, como a marca Barbie. Já os tons de rosa mais intensos podem remeter à atenção e desejo.
Outro exemplo é a cor preta. Ela pode ser associada ao medo, luto ou perda, mas também pode remeter à elegância, sofisticação, poder e força. Por isso, é muito usada em marcas como Audi, Uber, Zara, Apple, entre outras.
Psicologia das cores e marketing, entenda a relação
Mesmo conscientes da importância que as cores possuem, é muito comum que as empresas ignorem o valor delas, juntamente com o design, considerado como um fator extremamente importante no marketing mais de baixa prioridade dentro de algumas empresas.
Entretanto, várias pesquisas demonstram que a grande maioria das pessoas considera a aparência visual algo muito importante na decisão de compra, na hora de fechar um negócio.
Por isso, não negligencie a psicologia das cores nas suas campanhas e projetos de marketing, porque uma escolha errada pode resultar em resultados abaixo do que é desejado. Faça testes e veja o que é melhor para a sua empresa.
Dicas para melhorá-la em seu conteúdo
Algumas dicas para colocar a psicologia das cores em ação na sua empresa são:
- Entenda como as cores afetam o seu público;
- Escolha a melhor combinação para o seu ramo;
- Observe as funcionalidades;
- Faça testes;
- Entenda a sua persona;
- Escolha quais cores vai usar.
Escolha uma boa produtora audiovisual
O diferencial em ter uma empresa de audiovisual ao seu lado nesses momentos é justamente o conhecimento que a empresa já possui. Em nosso caso, por exemplo, já possuímos um grande domínio sobre a psicologia das cores e utilizamos o método em nosso trabalho, unindo experiência, expertise e criatividade, para que os seus objetivos sejam atingidos.
Se você deseja criar vídeos que cheguem até o seu público e alcancem o efeito esperado, sem cometer erros, clique aqui e entre em contato conosco.
Essa é uma excelente alternativa para criar vídeos que apresentem sua empresa, vídeos institucionais, vídeos para eventos, treinamentos, propagandas e outras diversas ocasiões, fazendo com que a sua produção seja demonstrada de forma excelente e que atinja o seu público da forma correta, atingindo os efeitos desejados.
Ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Fale conosco