Você já deve ter ouvido falar na realidade virtual dezenas de vezes, mas você sabe como ela pode impactar positivamente sua empresa? Saiba mais sobre o que é a realidade virtual e como ela pode ser implementada nos vídeos da sua marca, tornando o seu negócio muito mais atual e atrativo.
O que é a realidade virtual?
Como o próprio nome já indica, a realidade virtual é um ambiente virtual onde o usuário pode sentir como se estivesse fisicamente ali, mas tudo não passa de um sistema digital e computadorizado. A tecnologia cria efeitos sonoros e visuais tão bem feitos que permitem uma verdadeira experiência de imersão no ambiente simulado digitalmente. O usuário que acessa esse ambiente pode escolher interagir com o que visualiza ao seu redor, de acordo com as possibilidades do sistema que está sendo usado naquele momento.
Com o passar dos anos e com a expansão da tecnologia, a realidade virtual passou a ter várias possibilidades diferentes de existência. Atualmente, ela se baseia em displays estereoscópicos (aqueles que são muito conhecidos em headsets e em óculos 3D), que servem como ferramenta para que o usuário possa se conectar de forma mais realista com o universo virtual.
Porém, se fossemos falar de toda a história da realidade virtual, ficaríamos muito tempo aqui. Hoje, o nosso foco está em ajudar a sua empresa a utilizar a realidade virtual em prol do seu crescimento, o que é totalmente possível e nada complexo.
Realidade virtual em seus vídeos institucionais
Há três ferramentas principais que podem permitir o uso da realidade virtual:
- os óculos VR, que também são conhecidos como Cardboard;
- os celulares;
- e os computadores
É claro que na primeira opção há uma grande imersão do usuário, já que esse tipo de óculos permite uma interação muito realista com o meio virtual. Entretanto, a sua empresa pode usar a tecnologia dos smartphones e dos computadores para atingir o público com a realidade virtual.
Para os celulares, é possível criar vídeos que são produzidos com 360º, dessa forma, basta movimentar a mídia em janela mágica para que o conteúdo seja vivenciado. E nos computadores, o mouse direciona a tela e mostra ao usuário todo o conteúdo virtual de forma extremamente real, como se o usuário realmente estivesse passeando pelo local representado.
Imagine que você possui uma marca de sapatos, agora imagine que o seu potencial cliente, que está no ambiente virtual, pode visualizar os produtos de forma muito mais efetiva através dos vídeos, conseguindo diferenciar os calçados e vê-los com riqueza de detalhes. Essa seria uma ótima forma de se diferenciar da concorrência, que também vende calçados online, por exemplo, mas que ainda não conta com essa tecnologia.
Independente de qual será a ferramenta usada para que o usuário possa vivenciar a experiência dos vídeos em realidade virtual, seja celular, computador ou até mesmo os óculos, é importante também que haja instruções para o uso correto do conteúdo, para que as ferramentas sejam plenamente utilizadas. Também é importante informar sobre como interagir, informação essa que pode estar contida no próprio vídeo em realidade virtual, através de uma locução ou interação direta do usuário.
Tanto imagens quanto os vídeos podem ser muito explorados nesse formato tão moderno, portanto, use muitos materiais e disponibilize para o seu público uma ferramenta diferente e uma forma muito atrativa para interagir com os conteúdos, os os seus produtos ou seus serviços. Com tantas possibilidades, é possível criar novidades exclusivas da sua marca.
Como alavancar suas propagandas com vídeos de realidade virtual
A realidade virtual oferece diversos recursos únicos que possibilitam diversas estratégias de marketing, uma delas é a definição de áreas da tela nas quais os usuários olham primeiro, o que possibilita a criação de anúncios muito mais efetivos, com elementos visuais estabelecidos nos lugares certos, imagens e sons atrativos. Essas ferramentas maximizam o engajamento e oferecem maiores oportunidades de interação com o conteúdo do vídeo.
Também é importante que você se certifique que o seu vídeo em realidade virtual funcione bem em computadores desktop assim como funciona em smartphones. Além disso, é muito importante usar uma plataforma que compartilhe o conteúdo no YouTube e também incorpore o vídeo em seu site antes da distribuição ao navegador, garantindo um alcance muito maior em todos os tipos de dispositivos.
Ao criar uma estratégia de marketing em realidade virtual, não se esqueça de que não se trata apenas de compartilhar a mensagem da sua marca, mas sim de usar a tecnologia a favor da empresa para que o usuário tenha uma experiência marcante. Você pode usar os vídeos em realidade virtual para contar uma história sobre a trajetória da sua marca levando o usuário até uma jornada dentro do seu vídeo, tornando todo o enredo muito mais atrativo e poderoso, com recursos visuais e auditivos nunca vistos até então.
Os vídeos em realidade virtual e as empresas de audiovisual
Se a sua empresa quer inovar, esse recurso é o caminho certo. Os vídeos em realidade virtual podem atrair e encantar o seu público, com materiais de grande alcance nas plataformas. Mas, para garantir isso, não se esqueça que é importante que esses conteúdos sejam acessíveis, simples e envolventes ao mesmo tempo.
Lembre-se também de disponibilizar os vídeos em realidade virtual para todos os dispositivos, de forma facilitada, a fim de que usuários que nunca tiveram contato com essa tecnologia possam utilizá-la da melhor forma possível.
Na prática, tudo isso pode ser implementado de forma simples, basta contratar uma empresa de audiovisual que execute esses serviços, que tenha credibilidade e experiência, ajudando a sua empresa a se destacar no universo digital.