Você sabe o que é um filme publicitário e como ele pode ajudar a sua empresa? Esse tipo de mídia pode promover os seus produtos ou serviços de forma criativa, atraindo o público certo para o seu negócio. Saiba mais sobre os filmes publicitários.
O que são filmes publicitários?
O filme publicitário começa com a participação da empresa que deseja promover o seu produto ou serviço, já que ela é quem deve definir quais serão os objetivos do anúncio. No decorrer da filmagem, os profissionais que estarão representando o cliente podem auxiliar, quando for preciso, orientando a produção sobre a forma certa de utilização dos produtos ou outros detalhes sobre serviços.
Os profissionais redatores e diretores são responsáveis pela criação de um filme publicitário. O time trabalha em conjunto com esses dois profissionais que colhem todas as informações passadas pelo cliente sobre o produto ou serviço a ser anunciado. A partir de então, os profissionais passam a elaborar uma ideia criativa e diferenciada, que cumpra os objetivos de acordo com a finalidade do projeto. Essa ideia cria, naturalmente, o conceito do filme, que precisa ser pautado em um roteiro ou storyboard, para que seja apresentado à empresa. Os profissionais envolvidos na criação trabalham a fim de evitar que haja divergências entre a ideia principal do projeto e o resultado do trabalho.
Conceito de filme publicitário
O filme publicitário é um material audiovisual, ou seja, nele são trabalhados imagens e vídeos com o objetivo de atração de novos clientes para o negócio. Esse tipo de campanha é muito solicitada quando há o lançamento de algum produto ou para a divulgação de algum serviço, principalmente quando o trabalho da empresa precisa ser demonstrado e explicado por meio de imagens para melhor compreensão do público.
A publicidade em filme requer detalhes muito específicos para que o objetivo seja alcançado, por exemplo, é preciso que a mensagem seja curta, simples, direta, além de alcançar um grande público e usar temas modernos. Quando o conteúdo segue essas e outras diretrizes, o produto ou serviço é muito mais valorizado, principalmente quando o roteiro é pautado em uma solução efetiva que aquele produto representará na vida do consumidor.
É fácil lembrar de uma campanha audiovisual que marcou época, pois esses vídeos possuem um alto poder de impactar o público em poucos segundos e ficam na memória dos espectadores. Mas, para que isso realmente aconteça, é preciso que a campanha seja muito bem elaborada e segmentada.
Como implementar vídeos publicitários no seu negócio
Agora que você já compreendeu as vantagens dos filmes publicitários, veja abaixo algumas dicas de como implementá-los no seu negócio com eficiência:
Demonstrações
O intuito de qualquer estratégia de marketing é mostrar o produto, portanto, quando utilizamos a técnica de demonstração, os vídeos ganham grandes vantagens sobre os textos. Através de animações, narrações e design, fica mais fácil demonstrar o produto ao público de forma rápida e direta. Além disso, os vídeos podem reter muito mais a atenção do público até o final, sem que o consumidor fique entediado e sem que ele perca partes importantes da exposição do produto.
Feedbacks
Muitos dizem que o melhor marketing é o boca a boca, e realmente, ele possui muito poder! Através dos vídeos é possível fazer uma publicidade demonstrada, testada e aprovada pelos consumidores. Utilizar feedbacks, depoimentos, as famosas provas sociais, faz com que novos consumidores encontrem na sua marca credibilidade e confiança, eles se tornam mais seguros e ansiosos para fechar negócio com a sua empresa. Não há ninguém melhor para vender o seu produto do que quem já comprou e ficou satisfeito.
Corporativo
Uma empresa que deseja ter sucesso precisa se tornar autoridade na sua área. Para que isso aconteça, é preciso saber muito bem como se apresentar e se posicionar de forma correta diante dos potenciais clientes e do mercado. Nesse caso, os vídeos são uma ótima ferramenta para conceder credibilidade à sua marca.
Saber como fazer vídeo marketing corporativo é uma forma acessível para transmitir autoridade na sua área de atuação. Além disso, aliado aos outros vídeos, o vídeo corporativo é perfeito para a geração de leads qualificados para o seu negócio.
Vendas
Quando falamos de marketing de conteúdo não podemos ser invasivos, o que acontece geralmente no marketing tradicional. Portanto, os vídeos corporativos, nesse caso, são uma excelente forma de vender o seu produto ou serviço de forma divertida, informativa, sem empurrar algum produto ou serviço para o cliente, tornando o processo de desejo mais “natural”. O cliente não será interrompido pelo seu vídeo, mas escolherá assistir o conteúdo completo.
Teaser
Sabe aquele trailer de algum novo filme que passa na TV e deixa o público ansioso para ir até o cinema assisti-lo? Isso é um teaser. Esse tipo de vídeo ou mini filme publicitário desperta a curiosidade do espectador, mostrando um pouco para que ele queira saber mais.
Storytelling e filmes publicitários
O storytelling consiste em contar uma história, o que é muito positivo para os filmes publicitários. A história pode ser sobre a sua empresa, sobre os seus serviços ou qualquer coisa que esteja conectada com o que você vende. O sucesso de filmes, séries e novelas não é por acaso, as pessoas adoram histórias e elas podem ser uma aliada na hora de vender de forma inteligente.
Treinamento
Os vídeos publicitários sobre treinamento são eficientes. A sua empresa pode usá-los para ensinar o público sobre a forma correta de usar o seu produto ou de adquirir os seus serviços, ou, ainda, para dar dicas sobre como o produto pode ser a chave para a resolução de algum problema ou alguma dor na vida do cliente.
Além de serem excelentes canais de interação com o público, os vídeos publicitários também são ótimos para a comunicação interna da empresa, oferecendo dicas, treinamentos e demonstrando aos colaboradores que existem pessoas satisfeitas com os produtos que eles são responsáveis por criar.
Por que contratar uma empresa audiovisual para sua empresa?
Como você viu, os filmes publicitários podem ser colocados em prática de diversas maneiras diferentes, todas muito criativas e efetivas. Mas, cada vez mais empresas descobrem isso, colocando os vídeos como estratégia de marketing, e fica mais difícil diferenciar o seu conteúdo dos outros. Se o seu material parecer semelhante com tudo o que as outras pessoas já viram, o efeito desejado não será alcançado e suas vendas podem ser prejudicadas.
Para que isso não aconteça, escolher contratar uma produtora de vídeos especializada. Dessa forma, você não só poderá contar com uma excelente estrutura para obter os resultados que espera, mas também terá um time de profissionais engajados para cumprir todas as etapas necessárias para o seu sucesso.
Lembre-se que o seu consumidor é totalmente capaz de distinguir quando um conteúdo tem verdadeira qualidade. Um vídeo publicitário estratégico, bem planejado e bem feito pode ser capaz de ajudar a sua empresa a sair na frente dos concorrentes e se tornar muito mais lucrativa e querida pelo público.