Os vídeos são essenciais para uma boa estratégia de conteúdo. Entenda mais sobre o vídeo marketing e como eles podem te ajudar a atingir os resultados desejados no seu negócio.
O que é o vídeo marketing?
Qualquer uso dos recursos de vídeo em estratégias de marketing podem ser chamados dessa forma. Isso inclui:
- vídeos institucionais para fortalecimento de marca;
- vídeos educacionais como parte do plano de marketing de conteúdo;
- campanhas publicitárias e etc.
Como isso se associa ao marketing?
O marketing de conteúdo, que já era uma estratégia super eficiente antes mesmo do surgimento dos vídeos, se tornou ainda mais efetiva com eles.
Diversas empresas usam os vídeos como meio de produção para quase todos os seus conteúdos, o que é uma prova do poder que esse recurso exerce na comunicação interna e externa de uma empresa. O marketing de beneficia muito com essa junção aos vídeos porque:
Esse é o conteúdo do futuro
Segundo pesquisas, 63% das empresas usam os vídeos como parte da sua estratégia de marketing, e de todas elas, 99% desejam continuar usando cada vez mais esse formato. A outra parte, que ainda não utiliza os vídeos, demonstrou interesse em começar a usá-los. Eles são uma realidade atual e serão cada vez mais usados.
E caso você ainda não saiba disso, os vídeos devem compor 80% do tráfego da internet nos próximos anos.
Exerce um papel importante na jornada do cliente
Os vídeos podem ser inseridos em todas as etapas da jornada de compra. Independente se o cliente está no topo, meio ou fundo do funil, os vídeos fazem efeito. A mesma pesquisa que citamos acima mostrou dados muito interessantes sobre esse assunto, comprovando que:
- 79% dos consumidores optam por assistir a um vídeo sobre algum produto do que ler sobre ele;
- 84% das pessoas já foram convencidas a fazer uma compra após assistirem um vídeo;
- 91% já assistiram algum vídeo que explicasse sobre as funções de um produto ou serviço.
Estratégias de marketing digital para a parte audiovisual
Uma das estratégias de vídeo marketing é produzir vídeos que sejam realmente interessantes para o seu público. Pode parecer clichê, mas nem todas as empresas fazem uma seleção estratégica dos assuntos. Para isso, é preciso ter um domínio completo sobre a relevância do tema para o seu público, noção sobre o que a sua concorrência está falando, uso de SEO, pesquisa de palavras-chaves, informações que sejam úteis, atrativas e que diferenciam o seu negócio. Assim, todo o tráfego orgânico apresentará grandes gatilhos que podem impulsionar o seu vídeo e aumentar o número de vendas.
É preciso se dirigir a um público bem definido, falar com pessoas que realmente fazem parte da sua persona, criar relacionamentos, investir nos interesses da sua audiência, solucionar problemas, ir além da expectativa. Mas, é importante lembrar que não é indicado “abraçar o mundo” de cara, tudo isso deve ser feito de forma detalhista e cronológica.
Dicas para escolher o melhor tipo de vídeo marketing
Aqui vão algumas dicas básicas e essenciais para escolher o melhor tipo de vídeo marketing:
- defina os seus objetivos: esse é o primeiro passo, saber o que você deseja alcançar com o vídeo marketing;
- escolha as ferramentas que serão usadas;
- prepare uma estratégia de conteúdo;
- seja exigente com o conteúdo final;
- analise os primeiros resultados de perto e faça ajustes necessários.
A importância de uma produção de vídeo de qualidade
Ter um vídeo de qualidade para a sua empresa é extremamente importante para atrair ainda mais clientes, alcançar o seu público-alvo e fidelizá-lo. É através deste recurso que você pode apresentar a sua marca, torná-la atraente e divulgar seus produtos ou serviços com qualidade e eficiência.
Uma produção de vídeo de qualidade pode aumentar o seu tráfego orgânico, ou seja, os acessos ao seu site que acontecem de forma natural, sem que haja campanhas pagas de anúncios no Google, o que é essencial para o sucesso no marketing digital. Caso você não tenha muitos visitantes, dificilmente poderá gerar leads e vendas. Os vídeos aumentam (e muito!) suas chances de conseguir visitantes e clientes.
Eles também costumam ser um material de fácil consumo, que não exige um grande esforço do público e que pode ser bem aproveitado. O conteúdo de um vídeo tem alto poder de engajamento e persuasão, já que através dele é possível informar vários conceitos de forma fácil, prática e criativa.
Além disso, existe o potencial de viralização, que é totalmente diferente do conteúdo escrito. De acordo com a Simply Measured, os vídeos geram 1200% mais compartilhamento do que meras imagens ou textos. Ou seja, se você quer produzir um conteúdo que tem grandes chances de se tornar totalmente viral, isso pode ser feito através dos conteúdos que estão em formato de vídeo.
Outro fator importante é o retorno sobre investimentos. O que define se um investimento em marketing tem um bom ROI é a capacidade que esse investimento possui de gerar resultados reais para o seu negócio, como leads e vendas. As empresas que investem em vídeo marketing conseguem cerca de 66% mais leads qualificados todos os anos. Além disso, segundo pesquisas, 76,5% das pequenas empresas usam vídeos como uma forma de gerar impacto direto em suas operações e atividades.
Empresas grandes e pequenas concluíram que os vídeos formam um ótimo ROI. Mas, é claro, não estamos falando de qualquer vídeo, estamos falando de conteúdos de qualidade, bem produzidos, pensados de forma detalhista e recheados de conhecimento e expertise.
Como escolher a melhor produtora audiovisual?
Para escolher uma boa produtora audiovisual, é preciso estar atento aos feedbacks dos clientes da produtora, os trabalhos realizados, os resultados alcançados e a reputação dela, de maneira geral. Clicando aqui você consegue ter essas informações sobre a nossa empresa, e conversando conosco, te apresentamos as nossas cases de sucesso em estratégias de marketing com recursos audiovisuais.
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