Entenda a importância de um vídeo institucional de qualidade

Entenda a importância de um vídeo institucional de qualidade

Diversas empresas já conhecem os poderes de um vídeo institucional e sabem como ele pode ajudar em suas estratégias de marketing e comunicação com o público-alvo. Eles podem ser úteis no marketing da sua empresa, na apresentação, em reuniões, divulgações, treinamentos e várias outras situações.

E a sua empresa? Já investiu em um vídeo institucional de qualidade? Saiba mais sobre esse assunto agora mesmo e garanta o seu.

vídeo empresarial
Vídeo Institucional Empresarial – Brazuca Filmes

O que são vídeos institucionais?

Muito provavelmente você já assistiu um (ou vários) vídeos institucionais, e isso não é nada difícil de afirmar, já que esse formato de conteúdo é uma forte tendência e cada vez mais utilizado pelas empresas que desejam continuar crescendo. Quando você entra em um canal ou site de alguma empresa, pode se deparar com um vídeo institucional.

Até mesmo quando você está assistindo um vídeo aleatório e aparece uma propaganda de alguma marca, pode ser um vídeo institucional. Esses materiais são usados para apresentação de serviços ou produtos, divulgações e etc.

Existem vídeos que são produzidos para o público geral e também vídeos que são feitos exclusivamente para colaboradores e parceiros. Ou seja, são diversos objetivos diferentes. Em uma estratégia de marketing digital, você também pode conferir vídeos que são chamados de vídeo marketing, vídeo corporativo ou empresarial.

Por que implementar um vídeo institucional ao seu negócio?

Para apresentar sua empresa, seus produtos e serviços, o vídeo institucional é uma ótima maneira de realizar essa comunicação. Além de divulgar o seu negócio, ele estabelece um canal de engajamento com o público, comunicando o que é necessário de forma criativa.

Por meio desses vídeos, você pode informar a ideia central da sua empresa, mostrar resultados e feedbacks e revelar o seu posicionamento.

A versatilidade desse material é muito grande e não está apenas nos diferentes objetivos, mas também nos formatos e estilos variados existentes, que podem ser escolhidos por você.

Tipos de vídeos institucionais

Os 5 tipos mais comuns de vídeos institucionais são:

1 – Vídeo institucional clássico

Esse é o modelo mais conhecido de vídeos institucionais. Ele inclui a história da empresa, características, missão, valores e diferenciais, finalizando com uma frase marcante que demonstra sua visão para o futuro. Esse modelo é como um cartão de visitas, usado interna e externamente, agregando muito valor a sua marca e podendo ser vinculado em diversos momentos. É o primeiro tipo de vídeo que uma empresa geralmente precisa.

2 – Moderno e inovador

A principal mudança nesse modelo de vídeo é o foco nos resultados. Nesse caso, o material não fala especificamente sobre a instituição, mas sim sobre a solução que ela oferece para algum problema. Costuma ter um teor envolvente, mostrando para o público uma necessidade que talvez ele nem tenha reparado que possuía de maneira tão forte, oferecendo a solução logo em seguida.

No fim, também fala um pouco sobre a empresa, mas de forma muito mais prática e dinâmica, voltada para as vendas. Costuma ter uma duração menor do que o modelo clássico, justamente por sua estrutura. É ideal para o marketing digital.

3 – Institucional emotivo

Como o próprio nome já diz, ele é criado para mexer com as emoções do público, recorrendo ao storytelling, imagens e áudio de impacto, causando sensibilidade. Pode, inclusive, não ter nenhuma narração, apenas sons e imagens que contam uma história. No final do vídeo, a empresa é apresentada e se apropria do conteúdo.

O foco desse material é a mensagem que está por trás da empresa, e é muito usado para o terceiro setor, de empresas que lidam com consumidores e órgãos públicos, muito solicitado para eventos e campanhas especiais.

4 – Vídeo institucional telejornalístico

Aqui, o vídeo visa compartilhar ideias, informações relevantes e conceitos sobre a empresa e assuntos relacionados. Podem ser em formatos de documentários, entrevistas e etc.

Esse tipo de vídeo costuma transmitir muita credibilidade, justamente por fazer parte de programas de televisão. É muito usado por instituições que lidam com consumidores e para caráter educativo.

5 – Vídeo institucional interno

É voltado para colaboradores e demais pessoas envolvidas com uma empresa ou instituição, tem foco na integração e treinamento de pessoas. Também pode ser muito mais longo, justamente por sua estrutura.

É muito efetivo para explicação de conceitos mais técnicos, e também pode ter grande utilidade, pois pode servir para várias ocasiões, como reuniões, treinamentos, contratações e etc.

Vídeo institucional de marketing

O desafio do vídeo institucional de marketing é criar e transmitir uma mensagem impactante, que contemple o público interessado, que pode incluir parceiros, investidores, clientes, potenciais clientes e etc. O material é uma forma poderosa de divulgação e comunicação.

Atualmente, pelo menos 81% das empresas usam os vídeos como ferramenta de marketing, de acordo com a pesquisa The State of Video Marketing de 2019, da HubSpot.

Além disso, estudos mostram que seis em cada dez pessoas preferem assistir vídeos na internet do que na TV, o que garante um lugar reservado para vídeos institucionais que possuem como intuito desenvolver o marketing da empresa no universo digital.

As vantagens de ser ter uma produtora audiovisual ao seu lado

Uma produtora profissional une a experiência, conhecimento, criatividade e persuasão em suas produções de vídeos institucionais, estudando toda a história da empresa, o público-alvo e mercado onde ela atua, transformando todas as informações em um material altamente potente para divulgação e para atingir todos os objetivos pelos quais ele foi solicitado

Se você deseja ter um vídeo institucional totalmente personalizado, que chame a atenção do público e não saia da cabeça das pessoas, que potencialize o seu trabalho e agregue ainda mais valor a tudo o que você faz, clique aqui e entre em contato conosco.

 

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