A cada dia que passa, todos os mercados se tornam mais competitivos e, por isso, é essencial que cada empresa busque formas de se destacar da concorrência e de tornar-se autoridade em seu nicho. Portanto, investir em vídeos institucionais para apresentar os serviços ou produtos para o público pode ser uma excelente alternativa.
Isso não vai apenas gerar engajamento com os potenciais clientes e fidelização dos consumidores, mas também vai gerar autoridade para a sua marca dentro do seu segmento. Não é por acaso que os vídeos já são considerados a estratégia mais poderosa de comunicação nesse sentido.
Se você quer saber quais as funções dos vídeos institucionais e como ter um vídeo de qualidade, continue acompanhando este artigo.
O que são os vídeos institucionais?
Provavelmente você já assistiu um ou até diversos vídeos institucionais recentemente. Não é nada precipitado de se afirmar, isso porque os vídeos institucionais são uma grande tendência que está sendo cada dia mais usada pelas empresas.
Quando você entra em um site empresarial ou canal de alguma instituição no YouTube, por exemplo, pode encontrar um vídeo institucional.
Esse material é muito utilizado para apresentação da empresa, dos produtos com os quais ela trabalha e/ou os serviços que presta. Há vídeos que são produzidos para o público de maneira geral e vídeos que são feitos exclusivamente para colaboradores e parceiros. Os objetivos são múltiplos.
Se tratando de uma estratégia de marketing digital, também é possível que você veja esses mesmos materiais com o nome de vídeo marketing, vídeo corporativo ou até mesmo vídeo empresarial.
Qual a importância de um vídeo institucional?
Seja para apresentar a empresa, o que ela vende, faz ou oferece, o vídeo institucional é uma ótima ferramenta para estabelecer comunicação. Além de divulgar o negócio, esse tipo de vídeo também cria um canal de conexão e de interação com público-alvo.
Por meio dos vídeos institucionais é possível, por exemplo, mostrar os valores da empresa, as metas, os resultados, os diferenciais, assim como implementar estratégias para melhora do clima organizacional, informações para colaboradores e revelar o posicionamento da empresa, tanto ao nível de mercado quanto em níveis políticos e filosóficos.
A versatilidade dos vídeos institucionais não está apenas na possibilidade de atingir vários objetivos, mas também nos formatos diversificados em apresentá-lo.
O que falar em vídeo institucional?
Um vídeo institucional precisa apresentar uma ideia clara e específica. Para isso, é preciso traçar o objetivo do vídeo antes mesmo de começar a criá-lo. O material precisa se conectar com o contexto da empresa, compartilhar dos mesmos valores e crenças que a marca propaga.
O que falar em um vídeo institucional depende de COM E PARA QUEM você deseja falar.
● Para potenciais clientes: evidenciar indiretamente o quão atrativos os produtos ou serviços são, qual o propósito da empresa, como ela se diferencia das demais e fazer com que as pessoas se identifiquem pelas soluções da instituição;
● Para atuais clientes: demonstrar que eles podem continuar confiando na empresa, apresentar depoimentos reais de clientes satisfeitos e seguir se diferenciando da concorrência;
● Para colaboradores: propagar as crenças e princípios da instituição, a importância de cada funcionário para a organização e fazer com que eles sigam motivados em fazer parte da companhia.
Quais os principais tipos de vídeos institucionais?
Os principais tipos de vídeos institucionais são:
● 1 – Vídeo Institucional Padrão.
● 2 – Vídeo Marketing.
● 3 – Vídeo Case.
● 4 – Vídeo Manifesto.
● 5 – Vídeo Institucional de Comunicação Interna.
Analise bem e veja qual formato é o mais indicado para o seu objetivo.
Como se faz um vídeo institucional?
Agora que você já sabe o que é um vídeo institucional e quais mensagens ele deve propagar, é hora de conferir como ele pode ser produzido para o seu negócio.
Descubra a partir de agora 5 excelentes práticas que vão te ajudar a garantir um vídeo institucional de alto nível:
1 – Planeje o seu vídeo institucional!
Um bom material requer planejamento. Pegue papel e caneta e escreva quais são os seus objetivos com um vídeo institucional, para qual público você quer direcioná-lo, qual é o seu orçamento para essa produção e em quanto tempo você deseja que ele esteja pronto e publicado.
Com um planejamento bem feito, o vídeo pode ser criado de maneira mais prática e menos custosa.
2 – Crie um roteiro
O roteiro é a peça central do seu vídeo institucional. É ele quem vai definir qual será o conteúdo do vídeo, qual mensagem será transmitida e como será transmitida.
As cenas, falas, cortes, narrações, entrevistas e todos os outros detalhes precisam estar inseridos no roteiro. Inclusive, essa etapa é importante para organizar as filmagens e edições.
3 – Use o storytelling
O storytelling é um recurso que permite contar histórias com estratégia. É essencial que o seu vídeo institucional consiga contar uma boa história que prenda a atenção do público-alvo, gerando identificação e encantamento.
Use os recursos de imagem e trilhas sonoras da forma certa para construir uma narrativa ainda mais eficiente, gerando conexão com o público. Além disso, se certifique de que a narrativa esteja clara, acessível e direta.
4 – Invista em imagens originais e de alta qualidade
Dê preferência para imagens originais, que tenham ligações reais com a sua empresa.
Essa é uma ótima oportunidade de contratar uma equipe de filmagem para captar imagens dos ambientes empresariais, de momentos da prestação de serviço ou da confecção dos produtos, por exemplo.
A iluminação também faz toda a diferença na hora de obter as imagens perfeitas.
5 – Use e abuse de Call to Action (CTA)
As Calls to Action (CTAs) são as chamadas para ação. É uma forma de influenciar o público que está assistindo o vídeo para tomar uma ação específica, como seguir a sua página nas redes sociais, visitar o site da empresa, se cadastrar em uma lista de e-mails, entrar em contato pelo WhatsApp ou qualquer outra ação que seja importante para os negócios.
As vantagens de ter uma produtora audiovisual ao seu lado
Uma produtora profissional une a experiência, conhecimento, criatividade e persuasão em suas produções de vídeos institucionais, estudando toda a história da empresa, o público-alvo e mercado onde ela atua, transformando todas as informações em um material altamente potente para divulgação e para atingir todos os objetivos pelos quais ele foi solicitado
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